top of page

Como economizar energia com ar condicionado

O verão está chegando e promete ser mais quente este ano. De acordo com empresas especializadas em meteorologia, a temperatura pode atingir 2 graus acima do normal para a estação. Com o calor, a preocupação com a conta de energia elétrica gasta com a utilização de condicionadores de ar. Para facilitar, listamos algumas dicas que podem ajudar a manter o bolso e a cuca fresca nos dias mais quentes. Confira:

Verifique a etiqueta de eficiência. Todo equipamento elétrico possui uma etiqueta que indica o grau de eficiência no consumo de energia. Antes de comprar seu condicionador de ar, verifique sua eficiência energética. Prefira equipamentos com o selo A, que indica que são mais econômicos. No site do Inmetro é possível consultar a tabela de eficiência energética por fabricante.

Consulte profissionais especializados. Antes de adquirir o condicionador de ar, você precisa saber duas coisas:

- Primeiro: qual o condicionador de ar adequado para seu ambiente. A capacidade de refrigeração do equipamento (BTUs). Essa capacidade é calculada a partir da área, quantas pessoas ocupam este ambiente, quantos equipamentos eletro/eletrônicos, estes emitem calor que interfere no resfriamento do ambiente, além disso, a posição do imóvel em relação ao Sol é outro fator que deve ser levado em consideração no cálculo. Um equipamento com capacidade inferior ou superior à sua necessidade faz com que haja desperdício e, com isso, maior consumo de energia.

- O segundo ponto a ser considerado é se o imóvel tem infraestrutura, tanto elétrica quanto hidráulica, que atenda às necessidades do equipamento a ser instalado, sem que ocorra comprometimento da edificação.

Use e abuse do Timer. Os novos equipamentos vem com a função Timer que possibilita ligar e desligar o aparelho na hora desejada, então é possível programar que o condicionador de ar seja desligado de madrugada, por exemplo, quando você já pegou no sono e quando a temperatura já está mais amena.

Prefira tecnologia Inverter. Os equipamentos com essa tecnologia gastam menos energia porque ao atingirem a temperatura desejada, eles diminuem a rotatividade para manter a atividade sem ter que desligar o compressor. Os aparelhos que não tem esta tecnologia desligam quando atingem a temperatura indicada e voltam a funcionar quando a temperatura começa a esquentar novamente. Este processo de ligar novamente o aparelho produz um pico que necessita de mais energia (em torno de 40% a mais) para voltar a funcionar.

Prefira lâmpadas frias ou de led. As lâmpadas também interferem na eficiência do condicionador de ar por produzirem calor. As lâmpadas fluorescentes ou de led, além de serem econômicas, não aquecem e portanto, não prejudicam o bom funcionamento do condicionador de ar.

Portas e janelas fechadas. Um ambiente com portas e janelas abertas possui uma renovação de ar muito rápida e portanto o equipamento não dá conta de refrigerar o ambiente com a constante mudança de ar que recebe de fora. Com portas e janelas fechadas o ar refrigerado se mantém por mais tempo no ambiente tornando-o fresco. Porém, vale lembrar que é importante que se tenha alguma janela ou porta pelo menos semi aberta para que haja a renovação do ar, pois liberamos gás carbônico ao expirar e precisamos de oxigênio para respirar. Um ambiente totalmente fechado não haverá a renovação do ar necessária para nossa respiração.

Faça a limpeza do equipamento regularmente. A sujeira acumulada no condicionador de ar, além de ocasionar doenças respiratórias, impede que o equipamento funcione corretamente, o que faz com que ele tenha que trabalhar mais para atingir a temperatura desejada. A limpeza adequada também aumenta a vida útil do equipamento, evitando gastos com manutenção corretiva e substituição do equipamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
    bottom of page