Qual condicionador de ar ideal para meu ambiente?

Se você pensa em adquirir um condicionador de ar, deve saber calcular os BTUs adequados ao seu ambiente para não comprar o equipamento errado.

BTU é a sigla de British Thermal Unit ou, traduzindo, Unidade Térmica Britânica. É a unidade de medida que determina a potência de refrigeração do condicionador de ar.

Para saber a potência ideal para seu ambiente, deve-se levar em conta a área do

cômodo e a quantidade de pessoas que ficam naquele espaço.

A recomendação dos fabricantes é de 600 BTUs por pessoa, e 600 BTUS por metro quadrado, somando um fator ao outro. Por exemplo, em uma sala de 15 metros quadrados, calcula-se 600x15= 9.000 BTUs. Se neste ambiente, costuma ficar 2 pessoas, deve-se somar ao calculo 1.200 BTUs (600 BTUs x 2 pessoas): 9.000 + 1.200= 10.200 BTUs. Neste caso, o equipamento adequado deve ser de 12.000 BTUs.

Outros fatores determinantes para o cálculo:

Lâmpadas incandescentes. As lâmpadas incandescentes produzem calor. Se o ambiente tiver muitas lâmpadas, considere substituí-las por lâmpadas frias ou de led, que além de não aquecer, também consomem menos energia elétrica. Na impossibilidade de substituição, deve-se verificar se as lâmpadas estão aquecendo o ambiente, neste caso, deve-se considerar um condicionador de ar com maior capacidade.

Aparelhos eletrônicos. Equipamentos eletrônicos também emitem calor, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados, deve-se elevar a conta dos BTUs.

Incidência Solar. A luz solar no ambiente é um fator que deve ser levado em consideração. Tanto para a potência, quanto para o local de instalação do equipamento. Se o imóvel recebe luz solar no período da tarde a incidência de aquecimento é maior.

Localização geográfica. A região também deve-ser levada em consideração no cálculo. Regiões mais quentes, como norte e nordeste do Brasil, onde o calor é intenso, necessitam de equipamentos mais potentes que outras regiões.

Janelas e cortinas. A quantidade de janelas que recebem luz solar também é um fator determinante. Já as cortinas ajudam a minimizar o aquecimento.

Fluxo de pessoas. Locais onde há grande movimento de pessoas necessitam de um cálculo específico.

Tipo de Atividade. Ambientes com pessoas em atividade física intensa, como academia, por exemplo, necessitam de projetos específicos para atender a demanda.

Para qualquer fator que altere o cálculo básico de BTU citado no início do texto, como os listados acima, o ideal é consultar um refrigerista que poderá orientá-lo sobre o equipamento mais adequado para seu ambiente.

#btu #capacidadedocondicionadordear #arcondicionado #lampada #incandescente

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.